24
jan
Tendência de cores na decoração 2020
Não é de hoje que o consumidor mudou a sua percepção em relação ao mercado, aos produtos que compra e às marcas disponíveis. Contudo, até 2020 a exigência de transparência estará ainda mais evidente, decorrente das preocupações relacionadas à sustentabilidade e a discussão ético-ambiental que rondam todas as áreas, da decoração à moda. “A cor entra como uma mensagem, ela declara o apoio à uma causa, como o preto no #MeToo ou o rosa pink no Dia Internacional das Mulheres. O nível de conhecimento do consumidor nunca foi tão alto, por isso a importância da autenticidade e da verdade”, explica Natalia Gramari, WGSN Expert.
Nesse mesmo contexto, outras formas de comportamento e estilo tomarão conta das ruas. A era do minimalismo dará lugar para o maximalismo dos anos 1980, com cores e padronagens em combinações excêntricas. “É a libertação para a expressão individual”, resume Natalia. Para o WGSN outra questão não poderia ficar de fora dessa previsão: o mundo digital. “As pessoas estão fazendo suas compras online em cada vez menos tempo [Estima-se 90 segundos para determinar a compra] e a cor geralmente influencia nessa escolha. Por isso o estímulo visual se tornará cada vez mais precioso.”
Além disso, como já apontado no texto, as cores surgem como elemento inclusivo, principalmente nas gerações mais ativas social e politicamente. “Em 2020, as escrituras sociais já consolidadas vão sofrer mudanças, os estereótipos vão cair por terra. E isso não se restringe somente aos jovens. A necessidade de inovação se estende também para os mais velhos, com poder de compra expressivo – não podemos esquecer do envelhecimento da população, principalmente no Brasil”, argumenta Natalia. Desse movimento social que surgem as paletas de cores planejadas, como os tons de pele diferentes que a Faber Castell divulgou (são seis), as lingeries Nude for All, da marca norte-americana Naja, ou até os 40 tons de base da linha Fenty Beauty, marca de cosméticos da Rihanna.
Para 2020, portanto, o WGSN aposta que o futuro vai acontecer e a sociedade vai poder tangibilizar os avanços da tecnologia. “Vamos nos inspirar cada vez mais no futuro e menos no passado. Por isso temos uma paleta de cor mais otimista, versátil, revigorante com, claro, um toque futurista”, resume Natalia. As tonalidades que traduzem esse mood são o Neo Mint, principal aposta, seguido do Purist Blue, Cassis, Cantaloupe e Mellow Yellow. A seguir, confira cada detalhe de cada tom e como aplicá-los nos interiores: